terça-feira, 17 de maio de 2011

O que é e como ocorre o processo de motivação?

Motivação é um estado mental e emocional que nos impulsiona a fazermos o que for necessário para alcançarmos os nossos objetivos de vida, é um motivo para ação, motivo+ação. Motivação é o processo que mobiliza o organismo para a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação. Na base da motivação está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade ou uma predisposição para agir. A motivação inclui também o ambiente que estimula o organismo e oferece o objeto de satisfação. (Regato 2005).

Abraham Maslow, psicólogo norte americano e considerado um dos fundadores da Psicologia Humanista, criou a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow. Os principais fundamentos de sua teoria são os seguintes: 
  •  Um indivíduo sente várias necessidades que não têm a mesma importância e que podem ser hierarquizadas. Na imagem a seguir, temos a hierarquia das necessidades proposta por Maslow:


  • Ele procura primeiramente satisfazer a necessidade que lhe parece mais importante; 
  • Uma necessidade pára de existir (por algum tempo) quando ela foi satisfeita e o indivíduo procura, nesse caso, a satisfação de outra necessidade seguinte.




O psicólogo Clayton Alderfer, também de origem norte americana, propôs mudanças na Teoria da Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow, criando a Teoria ERG - Existence, Relatedness and Growth (em inglês) ou Teoria ERC - Existência, Relação e Crescimento (em português).
A Teoria ERC fundamenta seus três grupos de necessidades (Existenciais, de Relacionamento e de Crescimento) na pirâmide de necessidades criada por Maslow. Assim, a correspondência com a pirâmide, se dá da seguinte maneira:
  • Necessidades Existenciais: inclui o desejo de bem estar fisiológico e material -> necessidades fisiológicas e de segurança;

  • Necessidades de Relacionamento: inclui o desejo de obter relacionamentos interpessoais satisfatórios -> necessidades sociais;


 

  • Necessidades de Crescimento: inclui o desejo constante de crescimento e desenvolvimento pessoal -> necessidades de estima e realização pessoal.




A semelhança entre Maslow e Alderfer existe no ponto em que os dois afirmam que as necessidades de ordem inferior, uma vez satisfeitas, eram de interesse para a pessoa para satisfazer às de ordem superior. Já as diferenças entre os dois psicólogos, são basicamente duas. Alderfer, diferentemente de Maslow, afirmava que as diversas necessidades podiam ser objeto de motivação ao mesmo tempo e que a frustração em uma necessidade superior poderia originar o retrocesso para uma necessidade inferior.

Postado por: Zhamayra de Azambuja.



Um comentário: